Difícil escrever sobre um cidade pela qual se é apaixonada. Falar sobre uma viagem para Londres?! London, baby! É um sonho.
Para mim Londres é a mais bacana das capitais europeias. Sem querer criar polêmica com os fanáticos por Paris, por favor… Alguém concorda comigo?
Vou apresentar uma visão geral de Londres e mais tarde escrever alguns posts específicos, ok?
Viagem para Londres
Uma grande cidade, com muita coisa para ver e curtir. Encontramos história, museus em Londres incríveis (e de graça), parques londrinos adoráveis, bairros diversificados e muito mais.
Ah! Se precisar de uma guia ou um roteiro personalizado na cidade, indicamos a Tina Wells do blog Londres Pra Você.
1. Visto
O brasileiro não precisa de visto de viagem para Londres. Porém, ainda que esteja vindo de outro país da Europa, você deverá estar preparado para as perguntas da imigração (onde vai ficar, quanto tempo, com quem está viajando, qual a profissão), com documentos para apresentar se solicitado (ex.: passagem, reserva do hotel).
O blogo Foco no Mundo detalhe tudinho sobre como é passar pela imigração na Inglaterra.
Importante: o seguro do Tratado de Schengen não é obrigatório para entrar no Reino Unido, pois não é signatário do tratado como outras nações europeias.
No entanto, sempre bom fazer seguro de viagem. Aproveite nossa parceria com a Real Seguro Viagem. Compare e contrate a melhor opção, com pagamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
2. Como chegar em Londres
Há voos direto do Brasil para Londres, bem como vários com conexão na cidade.
Veja aqui como sair dos aeroportos para o centro de Londres. Há vários aeroportos na cidade e meios de transporte para se locomover.
Se estiver em Paris, a melhor opção é usar o Eurostar, o trem que liga as duas cidades. Aliás, o Eurostar começou a operar entre Amsterdam e Londres.
Saiba aqui tudo sobre como é viajar de Eurostar.
3. Clima em Londres
O clima londrino é aquilo que todo mundo sabe. No inverno chuva, frio, fog, neve, dias curtos e noites longas. No verão, gloriosos longos dias de sol ameno e céu azul, perfeitos para piqueniques nos gramados espalhados pela cidade.
4. O que levar na mala
Em qualquer época do ano, um casaco e um guarda-chuva. Sempre.
Confira esse guia perfeito de o que vestir em Londres do blog Londres Pra Você.
5. Comer em Londres
A gastronomia, que tanto se falava mal, mudou radicalmente. Londres é hoje um dos melhores polos gastronômicos do mundo, cheia de restaurantes estrelados e chefs celebridades Gordon Ramsay e Jamie Oliver. Reservar com antecedência é essencial para os melhores restaurantes. Uma atração por si só.
De qualquer forma, fish and chips continua no cardápio, o prático típico inglês, bem como a comida de rua em várias feiras (como a famosa feira de Notting Hill) e food trucks. Além de opções de refeições rápidas e saudáveis em vários restaurantes pela cidade.
6. Transporte em Londres
O meio de transporte é um dos melhores do mundo, com o antiquíssimo e não menos eficiente metrô (tube como é chamado) que abrange toda a cidade, combinando com o famoso ônibus vermelho double-decker.
O cartão de transporte que dá acesso aos dois (Oyster) é a chave para se locomover com agilidade e praticidade. Atualmente, há também a opção de pagar o transporte usando diretamente o cartão de crédito na função de aproximação.
Com o Oyster Card usamos ônibus e metrô para todo canto. Também oferece preço com desconto para passagem de barco e teleférico. É essencial.
O Oyster Card é um cartão eletrônico pré-pago recarregável, debitando o valor da passagem na medida do seu uso. É preciso pagar um depósito de £5 (reembolsável) e pode ser adquirido em qualquer estação.
Colocar crédito é fácil, há várias máquinas em todas as estações e o valor da passagem é mais barato usando ele do que comprando bilhetes unitários.
Além disso, o metrô de Londres possui tarifas que variam de acordo com as linhas (divididas por zonas) e horários. Assim, para nós que não estamos familiarizados com essa sistemática, usar um cartão sem se preocupar em fazer conta de valores facilita muito. Menos um estresse na viagem.
Logo, andar de cab (aquele táxi preto) ou Uber não é necessário.
Óbvio que há várias empresas de ônibus hop-on hop-off, mas exceto se você tiver pouquíssimo tempo pela cidade, deixe de lado esse recurso na sua viagem para Londres.
O sistema de transportes é integrado aos aeroportos de Heathrow, Gatwick, Stansted e Luton e às estações de trem King’s Cross e Saint Pacras, tornando muito fácil chegar e partir de Londres por metrô, ônibus ou até trem, conforme o caso.
Uma dica: existem alguns apps para o celular que ajudam a traçar as rotas e facilitam bastante a nossa vida. Não que o mapa das linhas do metrô seja muito complicado depois que se entende sua lógica…
Usei o “Tube Map – London Underground” e foi muito bom! Outra opção é acessar o site oficial de transportes de Londres (Transport for London) que possui uma ferramenta de planejamento excelente.
7. Onde ficar em Londres
Londres é imensa e há opções para todos os bolsos e gostos.
Procure ficar em estações e metrô servidas pelas linhas amarela (Circle Line), verde (District Line) e azul escuro (Picadilly Line), pois são as linhas principais para ir ou fazer baldeação com as principais atrações de Londres. Também possuem ligação com o Heathrow Express, a linha do metrô que liga ao aeroporto de Heathrow.
Costumo ficar na região de Kensington ou Chelsea.
A Laís Roani do blog Dez Mil Milhas ficou em Picadilly no The Z Hotel. Deixo aqui o review dela super interessante.
8. Os londrinos
Os londrinos são extremamente educados (pardon para tudo, do tipo você esbarra em alguém e essa pessoa te pede desculpas) e solícitos. É só quebrar o gelo que encontramos um povo bem humorado (humor inglês, meio agridoce, entenda-se) e com um charme peculiar.
Agora, é bom registrar que Londres é multicultural. Para mim a mais multicultural de todas as capitais da Europa. Então encontra-se gente do mundo inteiro pelas ruas. Turistas e moradores, tudo junto e misturado.
Esse lado cosmopolita faz com que Londres seja um destino muito escolhido para intercâmbio.
9. Moeda e gastos em Londres
A parte “ruim” de uma viagem para Londres é a moeda, pois a libra (pound – todas as notas e moedas com a imagem da Rainha Elizabeth II) é muita valorizada, tornando a viagem para nós bem carinha.
Mas, como eu sempre digo, “quem converte não se diverte”!
A Lidiane do blog Partiu Viajar tem um post com dicas de quanto custa viajar para Londres que vale conferir.
10. Atrações em Londres
Como Londres tem muita coisa para se fazer, escrevemos sobre as principais atrações dividindo entre atrações pagas de Londres – parte 1 e parte 2 e uma lista de atrações de graça em Londres.
Indico também outras ótimas dicas e roteiro de o que fazer em Londres do blog Mapa na Mão.
11. Compras em Londres
Como disse ali em cima, a moeda não ajuda muito o nosso bolso. Ainda assim, Londres é uma tentação para o consumo.
Encontramos na cidade tudo o que se pode imaginar das melhores lojas do mundo, além de coisas típicas da Inglaterra.
Confira nossas dicas de compras em Londres.
Ah! Temos um post índice de dicas da Inglaterra reunindo todas as nossas publicações, ok?
O que acha de uma viagem para Londres? Deixe suas impressões e opiniões nos comentários. See you soon!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Concordo plenamente com você e digo mais: Londres é o melhor lugar do mundo! Adorei as suas dicas, principalmente a da guia! 😉
A guia é boa demais! bjs
Adoro Londres, uma cidade que tem muitas cidades em uma só… Sou do time de Paris, porque moro aqui. Mas acho que as duas se completam, não tem como ser diferente.
Gostei da observação, que as cidades se completam. Não tinha pensado nisso… bjs
londres foi uma das cidades que mais gostei de conhecer, peguei dias liiindos e achei o metro muito facil. claro que algumas estações era preciso caminhar muuuito ahueahue ate pegar os truques leva um tempo
Oi Angela, também amei conhecer Londres. bjs
Adorei esse post! Sou apaixonada demais por Londres, não vejo a hra de conhecer 🙂
Oi Camila, que bom que curtiu! bjs