Uma simpática lista sobre o Chile de A a Z: uma viagem pelo Chile sem sair de casa. Ao visitar esse lindo país me apaixonei e estou louca para conhecer muito mais.
Eu adoro uma listinha, e você? Então, venha saber mais sobre o Chile 🙂
O Chile de A a Z: uma viagem pelo Chile
A – Abacate
Abacate se chama Palta e se come com tudo. É considerado comida salgada e até no cachorro quente vai rolar! Uma combinação estranha para nosso paladar… Já falamos por aqui sobre curiosidade sobre o Chile.
B – Bellavista
Um dos bairros mais movimentados e turísticos de Santiago. Muito agradável de se passear. Por lá você irá encontrar o Patio Bellavista, uma mistura de centro gastronômico e shopping com ótimos restaurantes.
C – Cordilheira dos Andes
A Cordilheira dos Andes faz parte da essência do país e marca a sua geografia. Para nós, em uma viagem pelo Chile, uma das coisas mais legais e olhar pela janelinha do avião esse espetáculo da natureza.
D – Deserto do Atacama
Infelizmente ainda não estive no Deserto do Atacama, mas está na listinha. O deserto mais árido do mundo e com cenários incríveis!
E – Enoturismo
Vinho e Chile são duas palavras que super vão bem. São várias regiões no Chile para esse tipo de turismo, que eu particularmente a-do-ro. Acho tudo de bom visitar vinícola, ver as plantações e degustar vinho.
Se estiver em Santiago poderá ir no Vale do Casablanca para um passeio de um dia (como eu fiz) ou ir até a famosíssima Cocha y Toro, pertinho da cidade.
F – futebol
Os chilenos são malucos por futebol como a gente. Pois é…
G – Grafite
Valparaíso é uma cidade pertinho de Santiago, perfeita para um bate-volta se o roteiro estiver apertado. Uma das suas características mais marcantes são os grafites decorando sua arquitetura super particular e fofa.
H – Horário
A diferença de fuso horário entre o Brasil e o Chile não é grande, geralmente 1 hora, porém variando de acordo com o período do ano.
I – Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa faz parte do Chile. Chegar até lá precisa de logística e disposição, mas o resultado é inesquecível. Se não tiver como ir, uma opção para conhecer um pouquinho é ir ao Museu Fonck em Viña del Mar, onde está um dos únicos Moai originais fora da ilha.
J – jantar no Como Água para Chocolate
A gastronomia chilena é boa, apenas o atendimento é um pouco leeeento. Um tiquinho de paciência é necessário.
Um dos restaurantes mais indicados em todos os blogs e guias (estava lotado de brasileiros) é o Como Água para Chocolate. Fui até lá e é uma boa opção. Pratos saborosos e bem servidos. Obviamente mais caro que outros restaurantes menos badalados, mas no final das contas valeu o custo x benefício pela experiência.
L – La Moneda
O Palácio La Moneda é a sede da Presidência do Chile e fica em Santiago. Deve fazer parte do roteiro de viagem em Santigo. Um palácio com bela arquitetura, cheio de história (tem até marca de bala na fachada), visita interna e até troca de guarda!
M – Museo Chileno de Arte Precolombino
O Museo Chileno de Arte Precolombino é um museu muito interessante e com certeza vale a visita em uma viagem pelo Chile. Como uma coleção linda de peças contando a história dos povos que povoaram a região e formaram os chilenos.
N – Neve
Inverno chileno é sinônimo de neve. São dezenas de lugares para esquiar, sendo o mais perto de Santiago Valle Nevado.
Mas se quiser estações mais distantes, opções não vão faltar como Farellones, Chillán e Portillo.
É raro nevar em Santiago, apesar das temperaturas próximo de zero. Em 2017, houve uma raríssima nevasca, como contamos por aqui.
Por fim, neve no Chile também é pensar na Patagônia Chilena, que está na minha lista de desejos.
O – Oceano Pacífico
O Chile é banhado pelo Oceano Pacífico. Pode parecer meio bobo, mas conhecê-lo é uma experiência diferente. As praias são diferentes da nossa e, principalmente, a água… super, mega gelada. Tem até leão marinho em Viña del Mar.
P – Pablo Neruda
Esporte nacional visitar as casas do famoso poeta espalhadas pelo país. Cada uma das casas de Pablo Neruda possui um nome.
Em Santiago, temos La Chascona. Em Valparaíso, está La Sebastiana. Em El Quisco, está Isla Negra.
Q – Quando ir para uma viagem pelo Chile
Uma viagem pelo Chile é ótima o ano interior, só depende do que estiver procurando.
Se quiser frio e neve, vá no inverno. Se quiser caminhar mais à vontade pelas cidades, aproveitando o clima de temperatura amena, visite na primavera e verão.
R – Relógio de Flores de Viña del Mar
Uma das atrações mais fofas de Viña del Mar. Tive que colocar na lista.
S – Sky Costanera
O Sky Costanera é um mirante panorâmico 360º que funciona no Shopping Costanera, em Santiago. É considerando o prédio mais alto da América Latina, com 300 metros de altura, e uma vista de tirar o fôlego da Cordilheira dos Andes.
Quando eu estive por lá o observatório não estava aberto, mas a Ju do Turistando.in esteve no mirante do Sky Costanera e conta como é.
Eu também escrevi outras dicas de onde ver Santiago do alto.
T – Teatro Municipal de Santiago
O Teatro Municipal de Santiago é muito bonito e antigo. Vale uma visita.
U – Um café com pernas em uma viagem pelo Chile
Foi o que você leu. Café com pernas? Na versão tradicional, como nos tradicionais Café Haiti ou Café Caribe, as garçonetes ficam de minissaia em um plataforma mais alta que os fregueses, que estão no nível do chão, dando a impressão de uma vitrine. Assim, os clientes têm uma visão privilegiada das garçonetes. Machista até dizer chega!! Mas, enfim, faz parte da cultura local.
A verão mais “moderninha” desse café é com a moças só de biquini ou roupa íntima. Sem comentários…
V – Visto
Não é preciso visto para ir ao Chile, basta a carteira de identidade ou passaporte válido.
X – Xaveco em Santiago
Se estiver no clima de se divertir e tentar conquistar (e arrasar rsrs) algum coração chileno, há o noite é bastante animada. Veja uma lista dos 10 lugares mais bem cotados.
Z – Zona Hoteleira em Santiago
A rede hoteleira do Chile é excelente. Em Santiago temos muitas opções de hospedagem. As melhores e mais acessíveis (financeiramente) são nos bairros Bellavista e Providencia. Fiz um post redondinho falando sobre onde ficar em Santiago.
Se quiser opções de hospedagem em Santiago veja nossa parceria com o Booking (sem custo adicional).
………………………………
Confira nosso guia de viagem do Chile, com tudo o que publicamos no blog sobre esse lindo país.
Salve o nosso pin no seu Pintetest.
Espero que tenha gostado da nossa lista de curiosidades e informação sobre o Chile de A a Z: uma viagem pelo Chile sem sair de casa rsrs. Se tiver alguma sugestão, por favor deixe nos comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Menina, morando aqui e já sendo uma quase chilena, posso corrigir? rs… Os chilenos são MALUCOS por futebol! Depois de ganhar a Copa América de 2015 parecia que eles tinham ganhado uma copa do mundo, é sério!
E a decepção quando não classificaram pra copa agora? Vi amigos chorando nesse jogo contra o Brasil! Deve ter sido a data que vc veio pra cá, mas olha… te garanto que aqui o povo é doido por futebol tb, viu 😉
Oi Camila, obrigada! Essa informação de não gostar tanto de futebol foram chilenos que me falaram. bjs
Ai gente! A cada post que leio mais aumenta minha paixão pelo Chile! Que país! E Santiago então! Esse é pra passar longos meses! Uma delícia!
Oi Cris! Que bom que curtiu! bjs
Que gostoso ler um post com este formato, adorei a ideia! Além de divertido é um bom apanhado do país. Claro que sempre fica algo de fora, como a Patagônia e a região dos lagos, os vulcões na região dos lagos… adoro o Chile!
Obrigada pelos elogios! E, sim, é muito difícil escolher quando há tantas opções. bjs
aehaueh adorei a ideia desse post!!! te digo q abacate no cachorro quente não é dos meus favoritos ahueah eu gosto de doce e acredito q somos os unicos a comer com açucar no muuundo aheuahe
Pois é Angela! Para mim pareceu mega estranho essa abacate rsrs