O tema do [8on8] desse mês é “arquitetura antiga” e o primeiro país que me veio à mente foi a Itália. Então, nada melhor que um roteiro de viagem para Itália, mostrando 8 cidades com sua arquitetura antiga maravilhosa.
Afinal, a Itália é por muitos chamada de “berço da civilização”e, em todas as minhas viagens, é um dos países que visitei com mais construções antigas, monumentos, sítios arqueológicos e história, muuuuuita história.
A minha sugestão de roteiro é uma visão do básico da Itália, para uma primeira visita, porque há tanta coisa para se conhecer por lá (e se apaixonar!!!) que 30 dias são poucos!
Organizando uma viagem para Itália
Para não ser repetitiva, recomendo que leia o guia de viagem para a Itália (clique no link). Nele você encontrará todas as informações para viajar ao país.
Como chegar, melhor época do ano para viajar, o que levar na mala, visto e muito mais.
Sugestão de roteiro de viagem para Itália de 15 dias
Esse roteiro oferece um panorama do país, para aquele que deseja viajar pela primeira vez para a Itália.
- 2 dias: Milão (acrescente 1 dia se quiser fazer um bate-volta ao Lago de Como)
- 2 dias: Veneza
- 1 dia: Verona
- 3 dias: Florença
- 3 dias: Siena
- 1 dia: Assis
- 3 dias: Roma
Sugiro que os deslocamentos entre as cidades (exceto no período em Siena) sejam feitos de trem, por ser mais rápido e econômico, se comprada a passagem com antecedência.
A Dani do Viajando com Daniela Cascardo conta um pouco sobre a experiência de viajar de trem na Itália.
Quando estiver em Siena, alugue carro para se deslocar pela Toscana e conhecer suas pequenas e encantadoras cidades, usando Siena como base.
Se você quiser focar só na região da Toscana, sugiro seguir o meu roteiro de 7 dias pela Toscana.
Lembrando que você pode fazer esse roteiro em sentido inverso, claro, começando por Roma e acabando em Verona.
Foi exatamente esse o roteiro que fiz quando estive por lá e me encantei pela Itália.
Ah! Veja também as minhas dicas para comer na Itália (bem!).
Conhecendo em detalhes o roteiro pela Itália
A seguir falarei um pouco de cada cidade sugerida no meu roteiro.
Milão
Milano, como é chamada pelos italianos, é a capital da moda e foi o ponto de partida do meu roteiro de viagem para Itália. Ao final da viagem você notará que o povo de lá é meio estiloso, se comparado ao resto do país.
Estive em Milão para o casamento de uma grande amiga e foi uma experiência maravilhosa ver de perto como os hábitos culturais são diferentes em uns aspectos e iguais em outros. Afinal, casamento sempre é uma festa de muita alegria.
Fora essa experiência pessoal, passeamos por lugares históricos como o Duomo de Milão (que faz parte do nosso roteiro de igrejas da Itália imperdíveis) e a Galeria Vittorio Emanuele II, que destacam a arquitetura antiga de Milão.
A nossa parceira Juliana do Turistando.in escreveu um roteiro de viagem em Milão maravilhoso.
Se você tiver pouco tempo na cidade, recomendo o roteiro de 1 dia em Milão da minha xará Luciana do blog Casal a Bordo.
Daqui, pegue o trem para Veneza.
Veneza
Aaaah Veneza!!!! A cidade que eu não queria conhecer, que foi incluída à força no roteiro e pela qual me apaixonei profundamente.
Me rendi aos seus encantos… aos seus prédios antigos que ficam na beira do mar; à combinação de arquitetura antiga e suas ruelas pelas quais nos perdemos e nos encontramos; aos canais que são um labirinto e formam imagens que ficam para sempre na memória.
Cada prédio é um exemplo de como uma arquitetura antiga pode ser tão marcante. Não é por acaso que Veneza está na nossa lista de cidades que foram cenários de filmes.
A Debora do blog Foco no Mundo fez um post com dicas de o que fazer em Veneza que vale conferir.
A Denise minha amiga Denise do blog Chicas Lokas Na Estrada também tem uma super lista das principais atrações de Veneza.
Se tiver tempo para esticar sua estadia em Veneza, você poderá fazer um bate-volta para as Ilhas de Burano e Murano e para a cidade de Pádua.
Verona
Saindo de Veneza, pegue o trem em direção para Florença bem cedinho e faça um pit stop em Verona, deixando suas malas no guarda-volumes da estação de trem.
Passeie pela cidade e se encante. Depois vá para o próximo destino (Florença) no final do dia.
Escrevi um roteiro de viagem de um dia em Verona, cobrindo suas principais atrações.
Uma das coisas que mais gostei em Verona foi que não esperava nada e dei de cara com uma cidade pequena e encantadora. Sabe uma surpresa agradável? Pois é.
Claro que estive lá na Casa Julieta e esfreguei a mão no seio da sua estátua. Diz a lenda que ajuda a casar… Já que na época eu era solteira não custava tentar! Hoje estou casada, será que foi com a ajuda da Julieta? kkkk
No final do dia, recupere as mala na estação de trem e vá para Florença.
Florença
Florença (ou Firenze, em italiano) é um museu a céu aberto! Onde mais temos uma praça com reproduções de estátuas incríveis, como o Davi de Michelangelo?
Além de poder conhecer o original em um museu (a Galeria da Academia)?
Fora isso, os prédios do centro histórico são cada uma mais imponentes e interessantes que o outro. O Duomo de Florença dominando o cenário.
Uma cidade onde eu não sabia para onde olhar, não sabia o que sentir. Cada curva, cada ângulo uma emoção, uma surpresa.
Três dias são suficientes para se conhecer o básico de suas atrações: Duomo, Academia, Galeria dos Uffizi, Ponte Vecchio, Jardim de Boboli e Palácio Medici Riccardi. Veja a dicas que o Diego do blog Uma Viagem Diferente deu em um roteiro de 3 dias em Florença.
Após passar 3 dias atordoado com tanta coisa linda, alugue um carro para dar uma voltinha pela Toscana.
Use a Rentcars para fazer cotação, com possibilidade de parcelar no cartão e sem pagamento de IOF.
Siena
Use a cidade de Siena como base nessa parte do nosso roteiro de viagem para Itália. Além de visitar essa interessante e bela cidade antiga, com sua praça central (Piazza del Campo) de tirar o fôlego, há várias cidades para percorrer de carro.
Lentamente desfrute a Toscana, curtindo cada cenário romântico.
Conheça Lucca, com suas construções antigas e sua muralha.
Vá a San Gimignano com suas torres que são um símbolo da Toscana.
Além, claro, de comer um gelato (sorvete) famosíssimo (com uma plaquinha na porta dizendo que foi algumas vezes eleito o melhor do mundo). Se é bom assim? Vou deixar você decidir.
Passe por Pisa, com sua torre inclinada e um bando de turistas fazendo palhaçadas nas fotos.
Aqui, um detalhe: a torre é interessante, mas está ao lado de outras duas construções antigas lindíssimas e que, por conta da torre, são meio que ignoradas. A área, coração histórico e turístico de Pisa, se chama Piazza del Miracoli. Um milagre de tanta beleza!
Se tiver tempo, conheça também Montalcino, cidade do famoso vinho Brunello di Montalcino, considerado um dos melhores do mundo.
Ao final dos 3 dias, volte para Florença para deixar o carro e pegar o trem.
Assis
Mais uma parada entre duas cidades. Pegue o trem de Florença e vá para Assis. Deixe as malas na estação. É uma parada mais cansativa, pois a distância Florença e Assis é de cerca de 3 horas. Mas vale muito a pena!
Caminhar pelas ruas estreitas de pedra, com suas casas medievais, é uma introdução até a igreja de São Francisco de Assis, uma das mais singelas e emocionantes da Itália.
O passeio não possui só um caráter religioso, mas igualmente histórico, pois essa cidadezinha medieval é bem diferente das demais visitadas ao longo desse roteiro de viagem para Itália.
Ao final do dia, volte para a estação e pegue um trem para Roma, a última cidade da viagem.
Roma, parada final do roteiro de viagem para Itália
O que falar de Roma? Quer exemplo maior de arquitetura antiga?
Coliseu, Fórum Romano, Basílica de São Pedro, Capela Sistina, Castelo de Sant’angelo, Panteão, Fontana di Trevi, Piazza Navona, Piazza di Spagna… ufa! A lista de construções antigas e imperdíveis em Roma é enorme.
São tantas maravilhas que Roma impôs algumas leis para controlar o impacto do turismo na cidade.
A Tharsila do blog Mapeando o Mundo reuniu todas as dicas que você precisa saber antes de viajar para Roma.
A minha xará Luciana do Roma Pra Você possui dicas de onde ficar em Roma, os melhores bairros do Centro.
Você terá dificuldade de selecionar o que ver, tantas são as opções. Sendo que só os Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro podem ser quase 1 dia todo de passeio.
A Fabia do blog Estrangeira fez um guia completo para visitar o Vaticano em Roma.
E aqui, acabou o que era doce!
Outros blogs do [8on8]
Esse post de roteiro de viagem para Itália faz parte do projeto [8on8]: 8 fotos sobre um tema publicadas todo dia 8 por blogueiros de viagem. O tema desse mês é “arquitetura antiga”. Veja os textos dos demais blogs participantes:
- Começando, temos o blog Turistando.in que falou sobre as Igrejas barrocas de Ouro Preto, uma das cidades históricas de Minas Gerais;
- O blog O Berço do Mundo conta sobre as maravilhas antigas de Portugal, um país que tem uma história secular;
- Já o blog Estrangeira conta um pouco sobre a arquitetura antiga na Espanha, mostrando um roteiro histórico pelo país;
- O blogTurista Imperfeito, por sua vez, fala de 8 castelos italianos que certamente você precisa conhecer; e
- Fechando, temos o blog Quarto de Viagem que mostra a Incrível arquitetura de Luxemburgo.
Conclusão: roteiro de viagem para Itália inesquecível
A Itália é sensacional e é possível fazer vários roteiros diferentes. Esse que apresentei é um básico, para o essencial do país. Espero que tenha curtido!
Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest 🙂
Espero que tenha gostado do meu roteiro de viagem para Itália e tenha ficado tão apaixonada por esse país quanto eu!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Roteiro dos sonhos! Ainda preciso me dedicar a uma viagem pra Itália! Apaixonada pelas fotos, adorei o post.
Olá Marcela, obrigada! bjs
Otimas escolhas, Lu! A ponte Pietra é da época romana e foi terrivelmente destruida na 2° GM….. Em Verona me apaixonei pela ponte Scaligero
😉
Oi Ju, obrigada! bjs
Que incrível esse roteiro pela Itália, falta pra mim explorar Siena e Florença (maior sonho da viiiida!) e gostei de saber que em 3 dias consigo explorar bem a cidade. Adicionaria mais um destino italiano na sua lista: A Sicília! <3
Oi Gabi, a Sicília está no mu radar!!! Quero muito conhecer. bjs
Eu partilho da sua paixão pela Itália. É muita arte, muita história, muita comida boa… Em breve vou regressar lá, sigo para o seu post sobre Verona, que é uma cidadezinha que quero conhecer. Consegue escolher a sua cidade italiana preferida ou é tarefa impossível?
beijinho
Oi Ruthia, escolheria Veneza. Foi a cidade que mais me surpreendeu. No Carnaval irei para a Toscana. Será que vou me apaixonar por uma das suas cidades pequeninas? bjs
Olá Luciana,
um roteiro completo e redondinho que passa nas cidades principais e mais bonitas.
Ótima sugestão para ver o melhor da Itália em pouco tempo mas sem correria.
Obrigada por compartilhar.
Olá Adelaide! O elogio de quem mora na Itália vale ouro! bjs