Ser carioca tornou a missão de escrever esse roteiro de viagem Rio de Janeiro muito difícil! E ao mesmo tempo prazerosa.
Difícil porque é uma enorme responsabilidade indicar as melhores atrações no Rio de Janeiro e ter o olhar de o que seria imperdível.
Já prazerosa porque amo passear pela cidade e curtir os encantos dos pontos turísticos do Rio de Janeiro.
Para se organizar confira o meu guia de viagem para o Rio de Janeiro. Ali escrevi todas as dicas de como chegar, bairros para se hospedar, segurança etc.
Também veja todas as dicas para se locomover pelo Rio. Quais os melhores meios de transporte, etc.
Há muito o que fazer no Rio de Janeiro de todos os estilos. De praia a trilhas. De roda de samba a restaurantes sofisticados. Opções é o que não falta, sendo a cidade ótima para se conhecer em qualquer época do ano.
Esses roteiros são sugestões, que você pode alterar a ordem dos dias ou misturar de acordo com seu gosto e disponibilidade de tempo. Vamos lá?
Complemente o roteiro com a nossa lista de programas de graça no Rio de Janeiro.
Ah! Se o tempo ficar feio, não fique triste e use as minhas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro em dia chuvoso.
Roteiro de Viagem Rio de Janeiro
O que fazer em 3 dias no Rio de Janeiro
Esse roteiro básico de o que fazer em 3 dias no Rio de Janeiro é ideal para um feriadão. Para visitar as atrações no Rio de Janeiro essenciais.
Dia 1
Comece o dia visitando o Cristo Redentor, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e maior símbolo brasileiro. Um passeio simplesmente inesquecível!!! Para mim a mais bela vista do Rio!!!
Se possível suba até lá pelo trenzinho do Corcovado (há a alternativa de ir na van oficial do Corcovado, não sendo possível ir de transporte particular ou público). Importante comprar com antecedência o ingresso pela internet no site do Trem do Corcovado, havendo ambas opções no site.
Se quiser fazer o passeio com um guia de turismo, a nossa parceira Civitatis oferece uma visita guiada ao Cristo Redentor + tour pelo Rio de Janeiro ou um passeio Cristo Redentor + Pão de Açúcar.
De lá, pegue um ônibus ou um táxi e, na parte da tarde, visite o Jardim Botânico, a mais bela área verde do Rio de Janeiro. Criado com a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, tem aquela fotogênica alameda de palmeiras que eu adooooro.
Você poderá almoçar dentro do parque ou em um dos vários restaurantes no Jockey Clube Rio de Janeiro, que fica bem em frente.
Após uma pausa para descanso e um banho no hotel, vá até a Lapa para tirar foto na Escadaria Selarón com seus degraus coloridos, ver os Arcos da Lapa e depois dançar nas inúmeras casas de shows na região. Ou apenas comer e beber para se divertir.
É possível ir de ônibus ou metrô, descendo na estação Cinelândia.
Confira aqui um roteiro completo pela Lapa, de dia e de noite.
Você pode fazer um free tour pelo bairro da Lapa e Santa Teresa, caminhando pelos bairros e conhecendo seus principais atrativos.
Dia 2
Vá ao Pão de Açúcar, a segunda atração mais visitada do Rio, subindo em seus famosos bondinhos. Não acho a vista do Pão de Açúcar tão bonita quanto a do Corcovado, porque se vê menos locais da cidade. Por outro lado, uma vista muito melhor da Baía de Guanabara e de Niterói.
Para chegar no Pão Açúcar a opção é ônibus (direto até lá ou a partir da estação de metrô Botafogo) ou táxi.
Almoce no restaurante que fica no térreo, o Terra Brasilis.
Se você quiser fazer esse passeio ao Pão de Açúcar com uma guia e transporte incluído, a nossa parceira Civitatis oferece essa opção.
O passeio dos bondinhos engloba visitar dois morros: o Morro da Urca (mais baixo – 1a parada) e o Pão de Açúcar (morro mais alto – 2a parada). Se quiser um fazer um passeio alternativo e de graça, sugiro fazer a trilha do Morro da Urca.
De fácil acesso e nível de dificuldade baixo, você irá até o primeiro morro sem gastar nada. A vista é praticamente a mesma do Pão de Açúcar, só que de uma altura menor.
A Adriana do blog Atravessar Fronteiras dá todas as dicas para fazer a trilha do Morro da Urca.
Boulevard Carioca
De tarde, visite o Boulevard Olímpico, na revitalizada área portuária para a Olimpíadas 2016, com o Mural Etnias e sua street art, e conheça algumas das atrações por ali:
- Museu do Amanhã
- Museu de Arte do Rio – MAR
- AquaRio
- Yup Star Rio, roda-gigante do Rio
- Carnaval Experience
Para chegar até a região do Boulevard Olímpico, saindo do Pão de Açúcar, a opção é pegar um táxi até lá ou um ônibus até a Cinelândia. Ali você irá usar o VLT, o bonde elétrico que corta o Centro do Rio de Janeiro.
Esse é um passeio que gosto bastante de fazer, pois os dois museus são muito interessantes. Já o AquaRio recomendo para quem estiver viajando com criança. Adoram!
Veja outras ideias de o que fazer com criança no Rio de Janeiro.
De noite escolha o rooftop de um dos hotéis da orla de Copacabana para um drinque com um lindo visual. Confira essa lista de 7 rooftops no Rio de Janeiro de tirar o fôlego.
Dia 3
Para fechar o roteiro de o que fazer no Rio de Janeiro em 3 dias, tem que ter praia, não é?
Sugiro conhecer Ipanema, a praia que dita tendência no Rio. Não esqueça de pedir uma mate com limão com biscoito Globo para lanchar! Ipanema é a minha praia favorita na Zona Sul do Rio de Janeiro.
A Adriele do blog Elas Viajando tem um post com tudo o que você precisa saber para curtir a Praia de Ipanema.
Depois de curtir bastante o sol, caminhe no calçadão no sentido Copacabana e dê uma pequena volta pela praia mais famosa do Rio, com uma paradinha na estátua de Carlos Drumond de Andrade e no Forte de Copacabana para uma belíssima vista da praia.
Volte até a Pedra do Arpoador para assistir (e aplaudir, sim, adoramos faz isso rsrs) o pôr do sol mais lindo do Rio de Janeiro.
Tudo isso a pé. Bom demais!
Você pode complementar o passeio acima (ou substitui-lo) por um free walking tour pelos bairros de Copacabana e Ipanema. Muitas histórias e linda paisagem.
Feche a noite no baixo Gávea, com os bares que são a cara da noite carioca. Localizado no entorno da Praça Santos Dumont, na Gávea, é uma night de muita azaração.
Veja também:
- 5 hostels para se hospedar no Rio de Janeiro
- 15 hotéis românticos no Rio de Janeiro
- melhores ofertas de hotéis no Rio de Janeiro
O que fazer em 5 dias no Rio de Janeiro – além do básico
Ok, você já viu o mínimo da cidade. Agora é hora de explorar um pouco mais, acrescentando mais 2 dias no seu roteiro de viagem Rio de Janeiro.
Dia 4
Dê o ponta-pé inicial em uma visita guiada pelo Maracanã, templo do futebol. Há opção também de uma visita livre, sem guia. Confira no site os horários e, se quiser, já compre seu ingresso.
Nesse passeio ao Maracanã você conhecerá o interior do estádio e o seu museu, com história, camisas e curiosidade futebolísticas.
Para chegar, a melhor opção é ir de metrô, descendo na estação Maracanã.
A Regina do blog Turista Fulltime conta tudinho sobre o Tour no Maracanã.
De lá pegue um táxi até o bairro de Santa Teresa, o mais bucólico do Rio. Almoce no Bar do Mineiro a sua maravilhosa feijoada. Um boteco simples, mas de cerveja gelada e comida show de bola.
Com a barriga cheia, uma pequena caminhada pelo bairro para fazer digestão até o Parque das Ruínas para um belo visual do Rio. Gosta de museu? Visite o pequeno Museu da Chácara do Céu que fica do lado, um dos que fazem parte da minha lista de museus no Rio de Janeiro.
Se estiver ainda com pique, feche a noite assistindo ao espetáculo Ginga Tropical, um lindo show de música e folclore brasileiro. Tive muito orgulho de ser brasileira ao ver tanta riqueza e diversidade musical.
O show é no Teatro Leblon, que pode ser acessado de metrô (estação Antero de Quental) ou ônibus.
Se quiser jantar no Leblon, deixo a dica do Janeiro Restaurante, de frente para a praia.
Dia 5
Que tal conhecer as praias mais afastadas como Reserva, Pontal, Grumari ou Prainha? Escolha uma delas para relaxar.
De lá dê um volta pela região de Barra de Guaratiba (rola até stand up) ou faça a trilha da Pedra do Telégrafo (aquela famosinha no Instagram). A Débora do Diário de Uma Viajante conta todos os detalhes sobre trilha da Pedra do Telégrafo.
Esse é um dia de passeio para se fazer de carro alugado ou táxi, pois o transporte público é precário. Mas acho super válido.
De noite, você pode jantar pela Barra da Tijuca. Há muitas opções de bares e restaurantes na av. Olegário Maciel.
Alternativa:
Se preferir economizar, pule para os dias 6 ou 7 a seguir ou visite pela manhã a Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. Há algumas trilhas fáceis de se fazer.
De tarde vá para as praias do Leme ou Copacabana, de acesso fácil de metrô ou ônibus.
Feche o dia em um dos barzinhos ou quiosques da orla sem hora para acabar. Confira a minha lista de onde beber cerveja no Rio.
O que fazer no Rio de Janeiro em 7 dias – quase um carioca da gema
Você agora é quase um expert na cidade! Mais dois dias para incluir no seu roteiro de viagem Rio de Janeiro. O que fazer no Rio de Janeiro em 7 dias? Vamos lá, prosseguindo.
Dia 6
Comece o dia tomando café da manhã no Parque Lage, um dos mais agradáveis do Rio de Janeiro, e depois dê uma volta por esse parque adorável.
O café da manhã servido em volta da piscina do casarão é muito disputado e se prepare para a fila para tirar foto ali.
Para chegar, você pode ir de ônibus ou de combinação metrô (estação Botafogo) + ônibus integração (já incluído no valor do bilhete).
De lá caminhe até a Lagoa Rodrigo de Freitas. Dê uma voltinha a pé ou alugue uma bicicleta e pare em um desses dois pontos específicos: Parque dos Patins ou Pedalinho.
Em ambos atrações para crianças e ótimos quiosques para um almoço ou happy hour.
Alternativa:
Um roteiro pelo bairro de Botafogo, curtindo seus pontos turísticos e gastronomia.
De noite, que tal um jantar ou drinques em Ipanema? Na Praça Nossa Senhora da Paz ou na rua Garcia D’Ávila há opções muito interessantes de bares e restaurantes. O acesso é super fácil de metrô (estação Nossa Senhora da Paz).
Dia 7
Fechando nosso roteiro de viagem Rio de Janeiro. Um passeio pelo Centro do Rio de Janeiro. Um pouco da história do Brasil pelas ruas da cidade. Para chegar, vá de metrô (estações Cinelândia, Carioca ou Uruguaiana, dependendo do ponto inicial da visita).
Faça um passeio guiado (walking tour) para conhecer as principais atrações, como as igrejas, Assembleia Legislativa, Museu de Belas Artes e Biblioteca Nacional.
Há várias empresas que oferecem tour guiado (veja como foi o meu passeio no roteiro Pequena África do Rio de Janeiro para ter uma ideia).
Combine depois com uma visita guiada pelo interior do Teatro Municipal. É belíssimo (e barato)!
Ir ao Centro do Rio é uma oportunidade de conhecer a centenária Confeitaria Colombo. Um casarão lindíssimo e comida gostosa (pode ser para um almoço ou só um salgado de lanche).
Também pode visitar o Real Gabinete Português de Leitura, uma das mais bonitas bibliotecas do mundo.
Alternativa:
Uma opção é fazer um passeio de barco pela baía de Guanabara até as Ilhas Cagarras. Um programa que começa de manhã e termina no meio da tarde, com direito à parada para banho de mar nas ilhas e um visual super diferente do Rio.
Só não vá se você for daquelas pessoas que enjoam muito em barco, já que balança um pouquinho se o mar estiver batido.
O blog Chicas Lokas tem um post completo sobre o passeio de barco para as Ilhas Cagarras. Confira.
A saída do passeio é na Marina da Glória. Para chegar, ônibus, táxi ou metrô (estação Glória, com uma pequena caminhada).
Ao fim do passeio, sugiro ir para a mureta da Urca tomar um chopp e ver o pôr do sol. O melhor point é em frente ao Bar Urca.
Um programa simples: cerveja de garrafa, pastel e bolinho de bacalhau show de bola. Fechar a lista de o que fazer no Rio de Janeiro em 7 dias com um programa tipicamente carioca.
Conclusão: um super roteiro de viagem Rio de Janeiro para você!
Aproveite e salve o pin no seu Pinterest!
O que achou do nosso roteiro de viagem Rio de Janeiro? Curtiu? Aproveite e veja nosso índice de dicas de o que fazer no Rio de Janeiro. Deixe seus comentários e sugestões.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Muito muito obrigada por esses roteiros pelo Rio de janeiro! Sempre tenho familiares de longe vindo visitar, agora vou só passar teu link pra eles saberem o que fazer kkk perfeito!
Oi Marcela!!! Que bom que vou poupar o seu trabalho rsrs bjs
Adorei o post! Conheço pouco o Rio de Janeiro e quero voltar pra conhecer melhor, vou usar suas dicas quando visitar.
Eba! Estou te esperando Carol. bjs
Amo Paraty, cidade linda e histórica.
Oi Eva! Paraty é um ótima dica no Rio. bjs
Lu, que delícia de roteiros! Mesmo morando no Rio, dá vontade de seguir à risca e fazê-los na sequência.
Por morar aqui, raramente conciliamos os passeios. Deve ser mesmo uma delícia ter uma “overdose” das belezas desta Cidade Maravilhosa! Muito obrigada por citar o Turista FullTime. Um grande beijo!
Oi Regina, obrigada! Que bom que você gostou. Vamos turistar juntar por aqui! bjs
Esse roteiro de viagem para o Rio está maravilhoso! Eu preciso muito voltar a essa cidade maravilhosa para conhecer tudo com calma. Já passei alguns dias por lá, mas não consegui conhecer muita coisa (mineiro ama uma praia, já viu né?) hahaha
Oi Débora, te espero por aqui! bjs